Série: como começar a investir? – Passo 1

Gerencie seus gastos e suas receitas mês a mês

Antes de começar a investir, recomenda-se ter um bom controle do seu orçamento: só assim você conseguirá mapear as despesas mensais e ter condições para reduzir os gastos de maneira eficiente.

Para colocar essa rotina em prática, disponibilizamos uma planilha de controle de orçamento que deve ser preenchida periodicamente. Baixe-a aqui.

Corte gastos fixos desnecessários

Procure formas de reduzir suas despesas, com o objetivo de reservar uma maior quantia em cada mês para destiná-la aos investimentos. Sabe aquela sua TV a cabo de 500 canais que nunca teve tempo de assistir? Ou plano de celular com 5 mil minutos por mês, ainda que você sequer realize ligações? Liste os gastos fixos e calcule o total pago no período de um ano – será que você não consegue se desfazer de alguns deles?

Evite pagar taxas para o seu banco

Uma das soluções para se livrar desses custos reside nas chamadas contas digitais (NuConta, Banco Inter, Next, Sofisa Direto e etc), em que toda movimentação é feita de forma 100% online, exclusivamente por canais de autoatendimento (como aplicativos para celular, internet banking e caixa eletrônico). O cliente fica isento da cobrança de tarifas de serviços considerados essenciais e, em troca, faz todas as operações de forma digital.

Nunca deixe de negociar!

Seja com seu banco, com sua corretora, na hora de comprar uma casa ou uma camiseta, nunca deixe de negociar. Não há nada que impeça as empresas de reduzirem os valores cobrados.

Endividamento

Sempre dê preferência a quitar suas dívidas antigas antes de começar a investir, pois o custo do crédito no Brasil costuma ser muito maior do que o retorno gerado pelas aplicações financeiras.

Mais do que isso, dê prioridade ao pagamento das dívidas mais caras, ou seja, aquelas que têm incidência de um juro maior e que, por isso, vão consumir o seu dinheiro mais rapidamente.Busque também renegociar o custo de sua dívida com seus credores. Se não der certo, você sempre terá a possibilidade de transferi-la para outra instituição se houver uma proposta mais vantajosa.


Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora